!> !> Pulmão Cabeludo
Um ser que participa do Todo e tem saudade do tempo que não foi, mas sabe que um dia nele irá se desmanchar, e flutuar. Porquanto participo da sopa divina.


























Archives
<< current













Pode ir:


Radamanto
Santaputa
mozart
Scemsentido
Safiri
wunderblogs
Deus Canino
Arnica
Petronas
Alexandre Soares
Erebo
Betty Blue
Santo Agostinho
Mente Imperfecta

Antigo blog do pulmao




























Pulmão Cabeludo
Alea jacus est
segunda-feira, abril 19, 2004
Compaixão

Pouco mais de cem anos atrás havia a escravidão. Chicoteavam negros fujões para que eles aprendessem seu verdadeiro lugar.

Chicotear um cavalo até fazer o sangue vazar pelo seu coro já é algo terrível de se pensar. Dá Dó. Mas ver um preto, no tronco, se contorcer de dor, talvez fosse até motivo de prazer para uns. "Preto fujão, filha da puta, toma uma lição para que você aprenda a se comportar. Se você soubesse o tanto que eu trabalhei para conseguir lhe comprar, você não fugiria." E toma chicotada.

Óbvio que não é certo fazer isso.

O que me pergunto, porém, é o seguinte: "Onde está a empatia?"

Sentiriam os dominantes naquele tempo, de modo geral, mais dó do cavalo do que do preto?

Vi um documentário sobre Polpot, no Comboja. Um quarto da população foi torturada. Horrivelmente torturada, coisas de dar ânsia de vômito. Um homem se dizia arrependido de gritar junto a multidão "morra, morra" para uma mulher jovem que havia se unido a um homem sem o consentimento do Estado.

Hoje, passado muitos anos, ele não consegue entender porque fez aquilo. Lembra-se do passado como alguém que se lembra de um pesadelo. E só. "É que eu estava ali no meio, sei lá."


1:56 AM


This page is powered by
Blogger.
Site 
Meter